AOS MEUS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR QUILÔMBO ILHA Prof. Anchieta Pinheiro

PROF. ANCHIETA PINHEIRO - QUÍMICO INDUSTRIAL e MATEMÁTICO

A humanidade conheceu um lenhador vindo de uma familia humilde do condado de Hardin nos EUA que:Faliu no comércio aos 31 anos de idade.Perdeu para Estadual aos 32.Faliu novamente no comércio aos 34.Aos 35, sua esposa faleceu.Teve colapso nervoso aos 36.Perdeu a disputa para Prefeito aos 38.Perdeu para Federal aos 43.Perdeu para Estadual aos 46.Perdeu para Federal novamente aos 48.Perdeu para Senador aos 55.Perdeu para Vice-Presidente aos 56.Perdeu para Senador aos 58 Foi eleito Presidente dos EUA aos 60.Este homem foi Abraham Lincoln, um homem como qualquer outro que Em 22 de Setembro de 1862 publicou a proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos Estados Confederados. Aos olhos das outras nações, a libertação deu um novo sentido à Guerra e abriu caminho para a abolição da escravatura em todo o país, em 1865.
Não percam seus ideais.
"Ando devagar, mas nunca ando para trás."--Abraham Lincoln

sábado, 12 de maio de 2012



ESTRUTURA DA MATÉRIA

Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos ou suas combinações.


O ÁTOMO


Atualmente, sabemos que o átomo é a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico.


A estrutura do átomo é semelhante a do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando ao seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas.


Como o Sistema Solar, o átomo possui grandes espaços vazios, que podem ser atravessados por partículas menores do que ele.


ESTRUTURA DO NÚCLEO


O núcleo do átomo é formado por partículas de carga positiva, chamadas prótons, e de partículas de mesmo tamanho mas sem carga. denominadas nêutrons.


O número de prótons ou número atômico identifica um elemento químico, comandando seu comportamento em relação aos outros elementos.


O elemento químico natural mais simples, o hidrogênio, possui apenas um próton, contudo o número de nêutrons pode ser variável e sua quantidade irá definir diferentes isótopos, e um determinado elemento químico pode existir com diferentes números de nêutrons. Um exemplo disso é o caso do urânio, que na natureza aparece sob a forma de três isótopos, que são: Urânio-234, U-235 e 238.


Todos eles possuem 92 prótons e, respectivamente 142, 143 e l46 nêutrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário