.jpg)
Os Números quânticos se definem como códigos matemáticos associados à quantidade de energia do elétron. Através desses números podemos caracterizar um átomo.
Número quântico principal (n): se refere ao nível de energia em que os elétrons estão localizados, sendo que pode variar de 1 a 7, depende da camada em que se encontra. Essas camadas estão localizadas na eletrosfera atômica. Confira os valores de “n” na Tabela 1:

Número quântico secundário (ℓ): É referente aos subníveis (presentes nas camadas K, L, M...). Veja na Tabela 2 os valores de ℓ para cada subnível.

A distribuição eletrônica do átomo de Ouro (Au) nos ajudará com a interpretação das tabelas acima. Quais seriam os números quânticos para este átomo? Sabe-se que o número atômico é 79, utilizando o diagrama de Linus Pauling temos:

n = 6
ℓ = 2
De acordo com a Tabela 1, o número quântico principal (n) é 6, pois a última camada preenchida foi a P.
O número quântico secundário (ℓ) será 2, porque o último subnível a receber elétrons foi o d. Essa regra é referente à Tabela 2.
Número quântico spin “ms”
Descreve a rotação do elétron em torno do seu eixo. O número ms pode ter somente os valores +1/2 e -1/2.
Dois elétrons de um mesmo orbital apresentam os três primeiros números quânticos iguais, mas possuem spins opostos. Portanto, de acordo com Pauli, dois elétrons de um mesmo átomo nunca podem ter os mesmos quatro números quânticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário