AOS MEUS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR QUILÔMBO ILHA Prof. Anchieta Pinheiro

PROF. ANCHIETA PINHEIRO - QUÍMICO INDUSTRIAL e MATEMÁTICO

A humanidade conheceu um lenhador vindo de uma familia humilde do condado de Hardin nos EUA que:Faliu no comércio aos 31 anos de idade.Perdeu para Estadual aos 32.Faliu novamente no comércio aos 34.Aos 35, sua esposa faleceu.Teve colapso nervoso aos 36.Perdeu a disputa para Prefeito aos 38.Perdeu para Federal aos 43.Perdeu para Estadual aos 46.Perdeu para Federal novamente aos 48.Perdeu para Senador aos 55.Perdeu para Vice-Presidente aos 56.Perdeu para Senador aos 58 Foi eleito Presidente dos EUA aos 60.Este homem foi Abraham Lincoln, um homem como qualquer outro que Em 22 de Setembro de 1862 publicou a proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos Estados Confederados. Aos olhos das outras nações, a libertação deu um novo sentido à Guerra e abriu caminho para a abolição da escravatura em todo o país, em 1865.
Não percam seus ideais.
"Ando devagar, mas nunca ando para trás."--Abraham Lincoln

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ELETRÓLISE ÍGNEA
O cloreto de sódio funde a 808°C e torna-se condutor de corrente elétrica. Passando-se uma corrente elétrica contínua por este líquido, geralmente a 808°C, produz-se a eletrólise deste sal. Neste processo são produzidos o gás cloro (altamente tóxico) e o sódio metálico em forma líquida nesta temperatura. O cloro pode ser recolhido em solução de soda cáustica para produção do hipoclorito de sódio, e o sódio metálico deve ser muito cuidadosamente manipulado pois reage violentamente com água causando explosões, produzindo hidróxido de sódio e gás hidrogênio.
A reação se processa com as seguintes reações:
NaCl → Na1+ + Cl1-
Os íons Cl1- se dirigem para o ânodo (pólo positivo), perdem seus elétrons e são transformados em gás cloro, Cl2:
2 Cl1- → Cl2 + 2 e- (reação de oxidação)
Os íons Na1+ se dirigem para o cátodo (pólo negativo), recebem um elétron e são transformados em sódio metálico (Na0).
Assim, equilibrando as cargas, por multiplicação da equação de oxidação.
2 Na1+ + 2 e- → 2 Na0 (reação de redução)
A equação global desta eletrólise é dada pela soma das reações de dissociação do sal e das reações que ocorrem nos eletrodos.
2 NaCl → 2 Na1+ + 2 Cl1-
2 Cl1- → Cl2 + 2 e- (reação de oxidação)
2 Na1+ + 2 e- → 2 Na0 (reação de redução)
Tendo-se, finalmente, a reação global:
2 NaCl → Cl2 + 2 Na0

Nenhum comentário:

Postar um comentário